terça-feira, 29 de julho de 2008

O impacto das novas tecnologias na educação

Atualmente o desenvolvimento tecnológico afeta constantemente a sociedade do século XXI. A globalização do mundo em que vivemos prevê a acessibilidade de todo cidadão ao computador e à internet, propiciando democracia e cidadania ao garantir que indivíduos usufruam o exercício dos direitos sociais. Sendo assim, a extensão das novas tecnologias tem surtido efeitos fundamentais no meio educativo.
Porém, a democratização do ensino ainda é uma questão controversa, já que estamos em um período onde todos teriam oportunidade de ir à escola, e onde depois da decorrência de várias políticas sociais e educacionais, o esforço colocaria cada cidadão em sala de aula.
Entretanto, se ainda hoje muitos educadores esperam e planejam uma educação para todos, a viabilidade desta, por meio do sistema escolar, vem sendo posta em jogo cada vez mais com freqüência. Por este motivo, surgem alternativas que propõem um caminho possível, a EAD, como uma ferramenta que poderá equacionar as desigualdades e restrições à educação, tornando-se fator relevante de formação do cidadão crítico e participativo da sociedade atual.
A entrada das mídias telemáticas na educação está deixando de ser uma necessidade daqueles que querem participar de um mercado educativo e profissional mundial altamente competitivo.
Sob este aspecto central da concepção da tecnologia, já encontramos uma primeira grande diferença entre os usuários dessas metodologias: uns entendem-nas como ótimas para o ensino à distância, pois consideram que é possível criar e explorar ambientes de aprendizagem de forma diferenciada; enquanto outros acreditam que a EAD não passa de uma mera transmissão de informações e conhecimentos.
De início é importante ressaltar que não podemos pensar no uso de uma tecnologia sozinha ou isolada. Seja na educação presencial, seja na virtual, o planejamento do processo ensino-aprendizagem precisa ser muito bem elaborado.
Tal planejamento deve buscar objetivos pretendidos e as técnicas devem ser escolhidas, planejadas e interligadas de modo a colaborar para que as atividades sejam bem realizadas e a aprendizagem aconteça.
Outro ponto importante que as novas tecnologias de EAD propõe é a relação do aluno com o tutor e vice-versa, a qual deve ser comunicativa, interativa, flexível e aberta ao diálogo.
A escola está surgindo como um espaço novo e diferente, portanto precisamos repensá-la por meio de uma forma coerente e mobilizadora, ou seja, não se preocupar em apenas transmitir saberes, mas também em estruturar a grande diversidade de vivências exteriores que o mundo nos oferece, a começar pelas novas tecnologias e o impacto que estas podem nos oferecer no nosso dia-a-dia.
As novas tecnologias na educação estão causando transições, pois muitas organizações estão se limitando a transpor para o virtual as adaptações do ensino presencial. A EAD mudará radicalmente de concepção de individualista para o mais grupal, de uso isolado para uso participativo, em grupos. Das mídias unidirecionais, como o jornal, a televisão e o rádio, caminhamos para as mídias mais interativas.
Assim, as possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas. A internet, por exemplo, está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem. Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB.
Já, a teleconferência é a possibilidade de colocar um especialista em contato com telespectadores das mais diversas regiões do mundo. Em vez de o especialista deslocar-se para alguns lugares, ou de todos os participantes deslocarem-se para determinado local – o que em muitos casos invibializaria o contato, a aproximação entre eles se dá mais facilmente por meio das novas tecnologias.
Existe também o chat ou bate-papo, momento em que todos os participantes estão no ar, ligados, e são convidados a expressar suas idéias e associações de forma livre, sem preocupações com a correção dos conceitos emitidos.
O uso das chamadas novas tecnologias deverá privilegiar a educação à distância, assim, por exemplo, elas servirão para valorizar a auto-aprendizagem, incentivar a formação permanente, a pesquisa de informações básicas e das novas informações, o debate, a discussão, o diálogo, o registro de documentos, a elaboração de trabalhos, a construção de artigos e textos.
A forma de usar as novas tecnologias facilitará a aprendizagem à distância, uma vez que a tecnologia tem hoje na sociedade contemporânea e na educação uma influência capaz de desenvolver e analisar problemas e encaminhar soluções e preparar-se para enfrentar situações reais e complexas do século XXI.